O que é PAS?


O Programa Árvore de Sicômoro (PAS), é um programa de justiça restaurativa dentro das prisões, que reúne vítimas e ofensores não relacionados para discutir sobre o crime e seus impactos. Empresta seu nome do relato do encontro de Zaqueu com Jesus (Lc 19, 1-10). Este relato permite aos participantes no programa, explorar os efeitos do crime nas vítimas, ofensores e comunidade. Os prisioneiros tem  a oportunidade de entender o dano que causa, tanto à vítima como à comunidade. As vítimas tem a oportunidade de entender a natureza humana dos prisioneiros e entende-los através de suas próprias experiências de forma tal, que possam ajudar em sua cura.

O programa pode ter profundos efeitos nas vítimas e ofensores. Muitas vítimas relatam ter recebido uma parcela de cura. Os ofensores, muitas vezes, confrontam pela primeira vez, o dano que suas ações tiveram em outras pessoas. Os estudos mostram que, os ofensores que experimentam o Projeto Árvore Sicômoro, tem mudanças significativas em suas atitudes o que torna menos provável que voltem a delinquir, quando são libertados.

Elementos essenciais para que o programa possa denominar-se Árvore de Sicômoro:

  • Vítimas e ofensores se reúnem para discutir o impacto do crime e tem a oportunidade de partilhar suas histórias pessoais.
  • Durante o curso do programa, os participantes discutem os temas: o impacto do crime, a responsabilidade, a confissão, o perdão, o arrependimento e a reconciliação.
  • Um facilitador cristão, ajuda os participantes a criar um sentido de comunidade, regida pelos princípios de respeito, igualdade, confidencialidade, participação ativa e de escuta dos demais.
  • A aprendizagem se dá, na maioria das vezes, através da discussão guiada, entre os participantes, na qual todos estão autorizados e convidados à contribuir.
  • Aos prisioneiros participantes é dado uma oportunidade de oferecer atos simbólicos de restituição, ao fim do programa.
  • O programa termina com uma celebração em que outros são convidados, proporcionando aos participantes (tanto vítimas quanto ofensores), a oportunidade de falar do que eles aprenderam e experimentaram.
  • Aos participantes é dito que este programa está baseado nos ensinamentos e na pessoa de Jesus Cristo.
  •  
     
O PAS não é um programa evangélico, mas usa relatos bíblicos e a discussão de valores cristãos como a confissão, o arrependimento, o perdão e a reconciliação para abrir espaço onde os prisioneiros e as vítimas do crime, compartilhem suas histórias, aprendam sobre a resposta restaurativa ao crime e tomem decisões sobre sua própria necessidade de mudança de comportamento e/o cura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário